2020 foi um ano atípico, marcado por eventos desastrosos. O novo coronavírus teve efeitos devastadores na economia mundial, que deve encolher 4,4% neste ano, segundo a projeção mais recente do Fundo Monetário Internacional (FMI). A estimativa da organização para a economia brasileira é ainda mais pessimista — o recuo no PIB deve alcançar 5,8% em 2020.
O que esperar da economia brasileira a partir do próximo ano? Quais dogmas precisarão ser rompidos para que possa haver uma retomada? O que os órgãos públicos devem fazer para superar os obstáculos criados pela pandemia? Quais oportunidades foram criadas pela crise?
Para discutir essas e outras questões, convidamos para mais um encontro na Conexão Capital a economista Monica De Bolle, professora da School for Advanced International Studies da Johns Hopkins University e pesquisadora sênior do Peterson Institute for International Economics. Monica, que já trabalhou no Fundo Monetário Internacional (FMI), recentemente publicou o livro Ruptura, no qual mergulha nos efeitos da pandemia de covid-19 na economia brasileira.
O evento aconteceu no dia 17 de dezembro de 2020.