As mudanças climáticas causadas pela ação humana já são uma realidade. A forte chuva que atingiu Petrópolis (RJ), no dia 15 de fevereiro, é um exemplo de catástrofe relacionada ao aquecimento global. Ao todo, o episódio deixou 231 mortos e cinco feridos. Mas quantas pessoas ainda terão que se machucar para que os setores público e privado combatam com real empenho o aumento da temperatura no planeta?
De acordo com relatório elaborado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), secas severas e enchentes serão eventos cada vez mais corriqueiros. Isso significa que novos desastres estão à espreita, e a janela de ação é curta.
Como os gestores de recursos têm se preparado para os riscos das mudanças climáticas? Quais lições a tragédia de Petrópolis traz para governo, companhias e investidores? O tema do aquecimento global tem sido tratado com a devida urgência pelo mercado?
Para responder essas e outras questões, convidamos para mais um encontro na Conexão Capital: o pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP e membro da Rede de Especialistas em Conservação na Natureza (RECN), Carlos Nobre, e o coordenador de fundos e previdência da Guide Investimentos, Nelson Muscari. Para mediar a conversa, contamos com a participação de Rebeca Lima, diretora executiva do CDP.
O evento aconteceu no dia 09 de março de 2022.