Voto plural

encontro online

O Brasil deve implementar o voto plural?

Presidente da Amec, diretora de Emissores da B3 e sócia-diretora da Better Governance debatem sobre prós e contras do “super ON”

o que esperar

O voto plural é popular no exterior, principalmente entre companhias da nova economia. No Brasil, a proposta do IMK (Iniciativas de Mercado de Capitais), grupo formado por diversas entidades, entre elas a CVM e a B3, é que esse mecanismo, apelidado de “superON”, permita que as ações sejam listadas em duas classes diferentes: uma tradicional, com direito a um voto por papel (voto simples), e outra para fundadores, com direito a 10 votos por ação (voto plural). Atualmente, a adoção da superON é proibida no Brasil pelo artigo 110 da Lei das S.As., que veda a prática para qualquer classe de ações.

A mudança seria uma forma de incentivar empresas brasileiras a abrir capital no País em vez de buscarem mercados internacionais — esse foi o caso da XP Investimentos, que optou pela bolsa americana Nasdaq para realização do seu IPO.

Para discutir os riscos e os benefícios do voto plural, contamos com a presença de: Fábio Coelho, presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec) e Flavia Mouta, diretora de emissores da B3. Eles foram entrevistados por Sandra Guerra, sócia-diretora da Better Governance e uma das fundadoras do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

O encontro aconteceu no dia 1 de fevereiro de 2020.

Convidados

Já é assinante?

Clique no botão e assista ao vídeo

Assistir

Quer assinar?

Então vá até a nossa loja e volte aqui para assistir


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar!

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui > 2

teste

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >


Assine a newsletter

APROVEITE!

Adquira a Assinatura Superior por apenas R$ 0,90 no primeiro mês e tenha acesso ilimitado aos conteúdos no portal e no App.

Use o cupom 90centavos no carrinho.

A partir do 2º mês a parcela será de R$ 48,00.
Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.