O Vale do Silício, na Califórnia, tornou-se sinônimo de inovação. Mais do que isto, muitas pessoas o consideram quase como um lugar sagrado, no qual algum ingrediente secreto é responsável pelas ideias e soluções que lá se originam.
De fato, a região se tornou um centro renomado de avanços tecnológicos e soluções, com profissionais muito qualificados e investimentos que impulsionam boas ideias. Mas isto não significa que a região detenha o monopólio global da inovação. A tecnologia está pressionando os tradicionais players em todo o mundo a transformar seus negócios sob pena de se tornarem irrelevantes.
O que muitos talvez ainda não tenham percebido é que não há uma receita, um mapa do caminho para inovar. Na maioria das vezes, trata-se de abordar um problema com a mente aberta e a curiosidade de uma criança. Mas a rotina do ambiente de trabalho a que nos acostumamos, muitas vezes, limita nossa capacidade criativa. A inovação não surge e se desenvolve sozinha. Precisamos criar todo um ecossistema para estimulá-la. Esse é o tipo de inovação que se sustenta e se regenera. Inovação é uma mentalidade, não uma tecnologia, um produto ou uma solução.
Recentemente, a PwC promoveu a sétima edição de seu desafio global de inovação, realizado anualmente. Ele oferece aos profissionais das firmas do Network em todo o mundo, a oportunidade de propor novos serviços e soluções para o portfólio da firma. Este ano, cerca de 2.500 profissionais, de 74 países participaram do desafio. Desde a primeira edição, as propostas vencedoras foram implementadas trazendo novas soluções para clientes que incluem o uso de drones, novos sistemas de pagamento e modelos de negócios.
Para inovar é necessário desenvolver uma nova mentalidade. E isso requer tempo, comprometimento e investimento.
Como até os próprios inovadores altamente capacitados afirmam, não há fórmula secreta para ter grandes ideias. Mas há algumas formas para criar ambientes propícios que estimulem o surgimento de boas ideias. Entre elas:
– Valorize o orgulho próprio, a satisfação com as conquistas pessoais: a inovação começa com as pessoas. Sentir orgulho por seu trabalho e pela organização a que pertence é motivador e estimula a criatividade. Uma pesquisa do Centro Katzenbach, da PwC, revela que “a emoção motiva as pessoas a ir além, a buscar a superação, independentemente de incentivos externos, como compensação e benefícios”.
– Considere o fracasso como uma possibilidade: ideias e soluções preconcebidas podem limitar a inovação e a mudança. É preciso ter disposição para assumir riscos e enfrentar a incerteza, tendo consciência do potencial de erros e falhas inerentes aos riscos.
– Reavalie a cultura de sua empresa: cultura organizacional não significa necessariamente engajamento. É possível obter engajamento oferecendo conveniências como mesas de pebolim, jogos e lanches no local de trabalho. A cultura envolve autonomia para tomar decisões, liberdade para inovar e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Alinhar a cultura organizacional às prioridades do negócio é fundamental para obter os resultados desejados.
– Considere o cliente como ponto de partida para a inovação: o ponto central do Desafio Global de Inovação da PwC é “qual valor você está criando?” Segundo os especialistas da PwC não basta abordar o cliente oferecendo uma solução. É preciso proporcionar uma experiência de longo prazo – o valor que você deseja criar para eles por um período de alguns anos.
– Flexibilidade: a inovação não acontece necessariamente entre às 9:00 e às 17:00. Por isso, avalie como a flexibilidade pode contribuir para valorizar e aproveitar as melhores competências e habilidades de cada profissional, independentemente de onde e quando eles trabalham.
Gostou do artigo?
Cadastre-se e não perca nenhum texto deste canal.
Receba por e-mail um aviso sempre que um novo texto for publicado.
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 34,40/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui