Desafios da transformação digital

Estamos vivenciando um intenso processo de transformação digital, que se apresenta em velocidade nunca antes vista pelas empresas. Os avanços da tecnologia da informação (TI) e de suas ferramentas permitiram às organizações viabilizar ideias inovadoras, capazes de modificar por completo seus …



Estamos vivenciando um intenso processo de transformação digital, que se apresenta em velocidade nunca antes vista pelas empresas. Os avanços da tecnologia da informação (TI) e de suas ferramentas permitiram às organizações viabilizar ideias inovadoras, capazes de modificar por completo seus mercados. A evolução digital é parte integrante da maioria das empresas — de forma incremental ou revolucionária ou até mesmo para se defender de novas ameaças criadas pela competição.

É cada vez mais comum o aparecimento de cargos e funções com designações acompanhadas da palavra “digital”, como chief digital officer (CDO). No entanto, organizações maduras e com sucesso na trilha de transformação digital investiram de forma integrada em todas as suas atividades, promovendo um alinhamento organizacional e superando as barreiras comuns, como falta de recursos e de talentos.

Como evitar as armadilhas e se preparar para o mercado?

Algumas características das organizações maduras na trilha digital devem ser observadas. A pesquisa “Aligning the organization for its digital future”, de 2016, desenvolvida pela Deloitte em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), sobre negócios digitais nos oferece alguns importantes insights:

• Integrar a estratégia geral à digital: é necessário integrar as estratégias digital e corporativa. Companhias com menor grau de maturidade digital ainda tratam suas estratégias de maneira separada. O planejamento de TI, por exemplo, deve considerar dimensões como governança e finanças.

• Criar uma cultura digital efetiva: programas de inovação contínuos e que provoquem uma mudança de mindset são exemplos. Ações por projetos ou forças-tarefa de transformação que combinem lideranças de diversas áreas, de forma a permitir que haja um engajamento a favor de um objetivo único com foco no resultado final, ilustram bem como evitar armadilhas como a morosidade e a baixa energia da complexidade política das hierarquias.

• Comprometimento dos executivos sêniores: a transformação deve ser iniciada por eles, para reter e transformar talentos. Um caso prático é a liderança de incubadoras dentro da própria companhia.

• Investir em talentos internos e planejar o desenvolvimento de capacidades e habilidades pessoais: essas iniciativas podem ser adotadas por meio da implementação da filosofia do suplychain. Isso comprova que há uma preocupação com a identificação de futuras demandas e habilidades, assim como em acompanhar metodologias de desenvolvimento e de planejamento para que essas habilidades sejam incrementadas, criadas e disponibilizadas no momento certo.

• A importância dos softskills: Em vez da preocupação apenas com a qualificação voltada ao domínio de toda nova tecnologia, habilidades como capacidade gerencial e pensamento inovador, entre outros atributos voltados à liderança e à colaboração, são fundamentais.

Considerando as dimensões abordadas pela pesquisa, observa-se que para trilhar a transformação digital é importante integrar cultura, pessoas, processos, estruturas e atividades de forma alinhada, criando uma estratégia unificada. É importante, portanto, fazer essa transformação de forma coesa, rápida e robusta, principalmente por meio de ações práticas voltadas a resultados, evitando armadilhas comuns e acelerando na direção da maturidade digital com segurança.


*Por Fábio Pereira, diretor da área de Consultoria e líder em Tecnologia, Estratégia e Arquitetura da Deloitte

 

Gostou do artigo?

Cadastre-se e não perca nenhum texto deste canal.
Receba por e-mail um aviso sempre que um novo texto for publicado.



 


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar!

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui > 2

teste

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  Deloitte tecnologia Canal Deloitte transformação digital avanços tecnológicos tecnologias disruptivas cultura digital Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Capacitação, Atualização e Certificação em Ouvidoria – Adequação ao Canal de Denúncias (Resolução CMN BCB Nº 4.567, 27 de Abril de 2017)
Próxima matéria
Mercado de Capitais – Conceitos e Procedimentos Operacionais



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!

O seu endereço de e-mail não será publicado.



Recomendado para você





APROVEITE!

Adquira a Assinatura Superior por apenas R$ 0,90 no primeiro mês e tenha acesso ilimitado aos conteúdos no portal e no App.

Use o cupom 90centavos no carrinho.

A partir do 2º mês a parcela será de R$ 48,00.
Você pode cancelar a sua assinatura a qualquer momento.

Leia também
Capacitação, Atualização e Certificação em Ouvidoria – Adequação ao Canal de Denúncias (Resolução CMN BCB Nº 4.567, 27 de Abril de 2017)
Capacitar e certificar os novos integrantes do Componente Organizacional da Ouvidoria, atendendo às exigências do Banco...