- Capital Aberto - https://capitalaberto.com.br -

Laep cada vez mais perto do fim

Ontem, a CVM anunciou o cancelamento do registro de companhia aberta da Laep. A medida resulta de um procedimento padrão do regulador. Empresas que não apresentam informações periódicas por um ano são automaticamente banidas — vale destacar que as demonstrações financeiras estão nesse grupo.

O cancelamento do registro é apenas mais um dos passos que conduzem a Laep ao seu fim. A negociação das ações já estava suspensa desde setembro do ano passado, quando a Corte de Bermudas decretou sua liquidação.

A agonia da Laep foi retratada na Capital Aberto de maio de 2013. A reportagem narrou como a companhia, durante os seis anos em que permaneceu na bolsa de valores, viu todo o seu projeto ir por água abaixo. Os negócios desandaram, a relação com os minoritários virou caso de polícia e a CVM acusou a companhia de ter iludido os acionistas. O Ministério Público Federal também entrou em campo e segue, ainda hoje, apurando o caso.

Integrante do grupo de companhias que estreou na bolsa em 2007, em meio à euforia dos IPOs, a Laep acabou se transformando num ícone de tudo que pode dar errado no mercado de capitais.