O bitcoin é complicado. É difícil falar dele sem ter uma discussão quase filosófica sobre o que é uma moeda, quais as suas funções e o que garante seu valor. Muitos apostam que a moeda virtual, com número escasso de unidades e minerada por meio de complexos cálculos matemáticos, é o futuro do dinheiro. Para os mais liberais (ou mesmo para os mais anarquistas), defensores do fim das fronteiras comerciais, o bitcoin é mais que isso: tem potencial para revolucionar a ordem mundial. Afinal, se os países não tiverem poder sobre o meio de troca utilizado pelas pessoas, perdem muito da capacidade de intervir na economia — e, de certa forma, na vida dos indivíduos.
Quem duvida que o bitcoin seja tudo isso tem, agora, um excelente argumento de autoridade, ainda que isso seja uma mera falácia lógica na maioria das vezes. Warren Buffett, o mais incensado investidor internacional, respeitado pelas suas apostas certeiras e pelo seu gosto pelo que é tangível, disse em entrevista ao canal CNBC, há poucos dias, que o bitcoin é uma miragem e não tem nenhum valor intrínseco. “Fique longe disso”, disse ele.
Ele causou reações, digamos assim, pouco sutis. Marc Andreessen, presidente da empresa de software Opsware e cofundador da Netscape, disse que Buffett era um velho criticando uma tecnologia que ele sequer entende. Depois Andreessen tentou contemporizar, dizendo o quanto admira o senhor de Nebraska e que o próprio já havia admitido anos antes que não entendia do setor de tecnologia. Este texto de Henry Blodget, do Business Insider, traz um contraponto interessante às críticas de Andreessen: não é que Buffett não entenda do setor de tecnologia; ele entende, mas sabe que ele é arriscado. Nessa área, muitas empresas surgem a cada ano. O que o velho Warren percebeu há muito tempo, é que é difícil notar qual delas vai ser uma vencedora e comprá-la a tempo e por preços razoáveis. Já com relação ao bitcoin em si, Blodget concorda com o investidor em pelo menos um ponto: valor intrínseco não há.
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 9,90/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui