De olho nas discussões sobre diversidade de gênero, o Barclays lançou recentemente um índice composto exclusivamente de empresas com liderança feminina: o Barclays Women in Leadership Total Return Index. Ele servirá de referência para exchange traded notes (ETNs) negociados na Nyse Arca. O ETN é um derivativo emitido por uma instituição financeira e proporciona ao investidor a variação de um indicador após um determinado período de tempo.
O índice criado pelo Barclays inclui apenas companhias americanas que possuam uma mulher no cargo de presidente ou um conselho de administração com mais de 25% de representação feminina. Entre as 85 empresas que compõem o índice, estão PepsiCo, Hewlett Packard, General Motors, IBM, General Electric e Pfizer. “As mulheres estão subrepresentadas nos altos cargos executivos. Um crescente corpo de pesquisadores sugere que a diversidade de gênero nas posições de liderança pode estar correlacionada a uma performance corporativa mais forte”, afirmou Barbara Byrne, vice-presidente do Barclays Investment Banking à imprensa.
O retorno a ser entregue pelo Barclays Women in Leadership ETN será, sem dúvida, um bom teste para a teoria de que a presença feminina faz bem para os resultados. Desde seu lançamento, em 10 de julho, até o dia 14, o papel acumulava valorização de 0,82%. Para quem quiser acompanhar a evolução das cotações, o ETN está sendo negociado na Nyse com o ticker WIL.
Para continuar lendo, cadastre-se!
E ganhe acesso gratuito
a 3 conteúdos mensalmente.
Ou assine a partir de R$ 9,90/mês!
Você terá acesso permanente
e ilimitado ao portal, além de descontos
especiais em cursos e webinars.
User Login!
Você atingiu o limite de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês.
Faça agora uma assinatura e tenha acesso ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais
Ja é assinante? Clique aqui