O controle societário nas companhias com investimentos de fundos e Private Equity listadas na BM&FBovespa

Esta dissertação analisa o controle societário as companhias com investimentos de fundos de private equity e venture capital (PE/VC). Lerner e Schoar argumentam que os fundos de PE/VC assumem o controle através da participação acionário majoritária em países do civil Law, como o Brasil, em virtude …



Esta dissertação analisa o controle societário as companhias com investimentos de fundos de private equity e venture capital (PE/VC). Lerner e Schoar argumentam que os fundos de PE/VC assumem o controle através da participação acionário majoritária em países do civil Law, como o Brasil, em virtude dos baixos índices de projeção aos investidores. Este trabalho investiga a aplicabilidade dessa hipótese nas companhias com investimento de fundo PE/VC que realizaram a abertura de capital entre os anos de 2004 a 2008. Nesse período, 38 companhias com investimento de fundos de PE/VC ingressaram no Novo Mercado da BM&FBovespa. Algumas companhias do Novo Mercado possuem uma estrutura de propriedade mais dispersa e a ausência de um controlador definido. Nessas companhias, acionistas vinculam os seus direitos de voto em um acordo de acionistas para obtenção de mais de 50% do capital volante e para o exercício do controle da sociedade. O açodo de acionistas, portanto, serve como um substituto à participação majoritária em algumas companhias do Novo Mercado. Desta forma, este trabalho analisa a hipótese de que o acordo de acionistas serve como substituto a participação acionarias nas companhias com investimentos de fundos de PE/VC, regulando um controle compartilhado.


Quer continuar lendo?

Faça um cadastro rápido e tenha acesso gratuito a três reportagens mensalmente.
Quero me cadastrar!

Você está lendo {{count_online}} de {{limit_online}} matérias gratuitas por mês

Você atingiu o seu limite de {{limit_online}} matérias por mês. X

Ja é assinante? Entre aqui > 2

teste

ou

Aproveite e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre mercado de capitais!

Acessar loja >




Participe da Capital Aberto:  Assine Anuncie


Tags:  private equity venture capital Controle Acordo de acionistas Encontrou algum erro? Envie um e-mail



Matéria anterior
Conflito de interesses nas companhias de capital aberto e o novo padrão de transparência do IFRS: um estudo empírico dos mecanismos voluntários dedicados às transações entre partes relacionadas
Próxima matéria
14º Congresso Internacional de Governança Corporativa



Comentários

Escreva o seu comentário sobre este texto!